Uma Publicação do HCFMUSP
Ano XIV - Nº 728 - 01/03/21 a 07/03/21

 

 

Fique ligado às normas do HC

Logotipo

De acordo com a Resolução nº 01/2012, que dispõe sobre o uso do nome, imagem e logotipo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) em cursos externos/similares:

“...Artigo 5º - O HCFMUSP, por seus órgãos e membros, tem a responsabilidade de assegurar a observância de padrões éticos e acadêmicos compatíveis com os seus fins, em todas as atividades que levarem o seu nome, imagem e o logotipo ou que forem a eles associadas.

Artigo 6º - O HCFMUSP, por seus órgãos e membros, tem a responsabilidade de proteger o seu patrimônio material e imaterial, de forma coerente com a sua natureza pública, assegurando em favor da instituição o recebimento do justo valor, quando utilizados seu nome, imagem e o logotipo.”


Zelar pela imagem da Instituição é missão e dever de todos!

Acesse a Resolução pelo link acima ou na Intranet do HC, em Atos da Administração Superior/Resoluções do Conselho Deliberativo.

 

HC em Notícias nº 8325 – Fevereiro de 2021

Portaria nº 01/2021 do IOT
Publicada no HC em Notícias nº 8325 – Fevereiro de 2021, a Portaria nº 01/2021 da Diretoria Executiva do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) para compor a nova gestão da Comissão responsável por atualizar o Programa de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde do IOT, em consonância com a legislação aplicável à espécie, mormente a RDC no 222/18 da ANVISA e a Resolução no 358/05 do CONAMA.


Disponível também na Intranet do HC, em Núcleo de Comunicação institucional.

 

 

O HC On Line está disponível para leitura em smartphones, tablets e computadores.
Espalhe essa notícia entre os colegas de trabalho.

Siga nossas Redes Sociais

HC         

EEP      

Funcionário, clique aqui para informar e atualizar periodicamente quais são os seus conhecimentos e habilidades profissionais no Banco de Talentos, para eventuais consultas e contato da equipe de Seleção Interna.

Liderança, a equipe de Seleção do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) está pronta para ajudá-lo (a) a encontrar o perfil profissional desejado para compor a sua equipe. O caminho é: Intranet do NGP> Central de Serviços> Solicitações ao NGP (http://servicosngp.
phcnet.usp.br/
).
 

Calendário de Cursos e Eventos

Publicações

Confira a declaração do ICMRA sobre confiança na eficácia e segurança das vacinas

Clique no box e confira o Boletim nº 08/2021 da Vigilância Sanitária.

 

Você Sabia?

O Instituto Butantan é responsável por cerca de 90% de todas as vacinas usadas na rede pública do País e vem criando uma força-tarefa para seguir envasando em ritmo acelerado as doses para entrega ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

No último dia 23, o Butantan comemorou 120 anos de existência e serviços prestados à ciência e à saúde no Brasil e no mundo.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

 

Nutrição e Saúde

Os efeitos colaterais nos tratamentos oncológicos podem ser minimizados com uma alimentação balanceada. Confira dica de cardápio para controle de sintomas e amenizar a diarreia:

  • Prefira sucos de frutas coados: limonada, caju, maçã e laranja sem açúcar.

  • Consuma as frutas: banana-maçã, maçã e pera sem casca, goiaba sem casca e semente, caju.

  • Consuma apenas o caldo de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

 

Agenda Cultural

MUNDO VISTO DE CIMA

Estados Unidos – o passeio aéreo percorre o histórico Estado da Virgínia, no sudeste do país. Palco da Guerra da Independência (1775-1783), a região abrange as montanhas Apalaches, antigos fortes e locais de antigas batalhas.

Duração:
18 minutos.

Veja o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=mLhfUSgYI6g.

 

FILME PARA VER EM CASA

“Amar Foi Minha Ruína” (1945), de John Stahl, com Gene Tierney e Cornel Wilde. Escritor casa-se com mulher da sociedade. Esta, porém, desenvolve sentimento de posse e ciúme. A obsessão levará a reviravoltas. Se achar semelhante a novelas brasileiras, não se impressione. Sim, este clássico melodrama inspirou autores brasileiros da TV.

Duração:
1h50.

Veja o filme:
https://www.youtube.com/watch?v=tNpQqwTV2_I.

 

SÉRIE

“This is Us” - no parto de trigêmeos, dois sobrevivem: Kate e Kevin, cujos pais adotam Randall, bebê negro abandonado ainda recém-nascido. Os três fazem aniversário no mesmo dia. Adultos, suas vidas se entrelaçam: Kate luta contra o excesso de peso; Kevin tenta crescer na carreira de ator e Randall quer achar seu pai biológico.

Duração:
três temporadas disponíveis (cada episódio: 50 minutos).

Para assinantes da Amazon Prime Vídeo.

Veja o trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=oeQI5VhQMcM.

 

REALIDADE VIRTUAL NA ARTE

Sonhos da Dali em 360 graus - celebrado pintor espanhol, Salvador Dalí (1904-1989) criou telas inspiradas na atmosfera de sonhos. Expoente da corrente surrealista, ele foi pintor, fotógrafo, escultor e desenhista de primeira linha. Neste vídeo, suas imagens ganham movimento.

Duração:
5 minutos.

Atenção:
movimente o mouse para ver em 360 graus.

Veja o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=F1eLeIocAcU.

 

Fique por dentro

Especialistas da USP oferecem análise estatística para projetos e pesquisas

Centro de Estatística Aplicada da USP fará análise dos projetos durante o primeiro semestre por valores acessíveis; inscrições estão abertas até o dia 5 de março.

Saiba mais: https://jornal.usp.br/?p=386841


 

Fundação Carolina oferece 10 bolsas de pós-doutorado

A Fundação Carolina abriu a convocação para 10 bolsas de pós-doutorado para pesquisadores/professores brasileiros ou portugueses que queiram realizar uma estadia em qualquer uma das Universidades espanholas membros do Grupo Tordesillas, como a Universidade Miguel Hernández de Elche, por um período mínimo de um mês e máximo de três meses, durante o ano acadêmico 2021/2022.

Essas bolsas, cofinanciadas pela Fundação Carolina e pelo Grupo Tordesilhas, incluem uma passagem aérea de ida e volta, seguro médico não-farmacêutico, e a quantia de 1.200 euros por mês para alojamento e alimentação.

O Grupo Tordesillas aceitará inscrições até 5 de abril. As informações sobre esta chamada estão disponíveis no link:
https://gestion.fundacioncarolina.es/

programas/5367.

Dúvidas, envie e-mail para movilidadtordesillas_2021@

fundacioncarolina.es.

 

Doe sangue e salve vidas!

Neste momento a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo precisa de todo o seu apoio.

Em geral, o estoque está com apenas 35% de sua capacidade de abastecimento. Faça o seu agendamento. Há vagas!

Acesse:
https://prosangue.hubglobe.com/entrar

Fonte: Fundação Pró-Sangue

 

Utilização das Copas

Clique no cartaz e veja como se proteger e o seu colega de trabalho durante a utilização das copas para as refeições.

 

Parcerias com descontos para o colaborador

Você sabia que o HC tem parcerias com descontos especiais para você?

Aproveite os descontos para qualidade de vida, turismo e muito mais!

Acesse a página de Parcerias na Intranet do NGP para conferir!
 

Jornal da FFM – Fundação Faculdade de Medicina

Depois de 18 anos em formato impresso, entregue bimestralmente para todo o Complexo HCFMUSP e formadores de opinião, o Jornal da FFM passa a ser mensal e digital.

Clique aqui e acesse a edição nº 109 de Fevereiro/2020 com conteúdo sobre a própria FFM, os Institutos conveniados – ICESP e IRLM - e demais Institutos do HCFMUSP, os projetos de pesquisa e muito mais.

 

Quais os sintomas da dengue, febre amarela, zika e chikungunya e como se prevenir

No verão é comum que os casos de dengue, zika e chikungunya aumentem. Por isso, assista ao vídeo e entenda como a transmissão dessas doenças acontece, quais os sintomas de cada uma e como cada um pode fazer sua parte para evitá-las.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo
 

Evento em Destaque

Simpósio InCor - Na Fronteira do Conhecimento

A edição deste ano será on-line, de 4 a 6 de março. O objetivo do evento é atualização científica e de condutas para as decisões de diagnósticos e tratamento, visando sempre a excelência em inovação e saúde.

A programação conta com renomados especialistas que discutirão importantes temas, como COVID-19, cirurgia cardíaca, equipe multidisciplinar entre outros.

Saiba mais: https://www.simposioincorf

ronteiras.com.br/.

 

Practical and Theorical Course on Arboviruses Diagnostics

O Laboratório de Virologia/LIM 52, do Instituto de Medicina Tropical da USP, em parceria com a Fundação Mérieux, realizará o Practical and Theorical Course on Arboviruses Diagnostics, entre os dias 8 e 19 de março.

O curso será dividido em duas turmas. Informações no link: http://www.imt.usp.br/news/practical-and-theorical-course-on-arboviruses-diagnosis-2021/.


 

III Curso de Formação em Terapia Cognitiva Narrativa & Focada na Compaixão

O curso será on-line. Inscrições até 13 de março.

Público-alvo:
psicólogos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e profissionais da saúde mental.

Para mais informações, acesse o link:
https://tinyurl.com/4lfrmywc.


 

Curso de Formação em Neuroaprendizagem

O objetivo do curso é conduzir, de forma prática e aplicada, profissionais ligados à área da educação, ao conjunto de conhecimentos que compõem a Neuroeducação, no sentido de formá-los para que possam identificar compreender e criar estratégias de desenvolvimento e estímulo dos processos neurocognitivos fundamentais, criando métodos eficazes de ensino-aprendizagem.

Inscrições até 19 de março.

Período de 26 de março de 2021 a 26 de fevereiro de 2022, sextas-feiras (das 18h às 22h) e sábados (das 8h30 às 12h30).

Mais informações aqui.

 

Informe Semanal de Exames Laboratoriais da Divisão de Laboratório Central com Restrição Operacional

Consulte aqui

Coluna do Leitor:

A redação do HC On Line está disponibilizando um espaço para você enviar sugestões, comentários, críticas e elogios. Envie e-mail para hconlinenci.adm@hc.fm.usp.br, com seu nome completo, cargo e área de atuação dentro do Complexo HC. Escreva para nós!

As informações contidas no
HC On Line
foram confirmadas até a data de fechamento desta edição. Qualquer alteração ou cancelamento é de responsabilidade dos organizadores.



Produzido pelo
Núcleo de Comunicação Institucional - NCI  
© 2007 - 2020
HC ON LINE - Jornal Eletrônico do HCFMUSP. 
Todos os direitos reservados.

Expediente:
Jornalistas responsáveis:
Ana Cláudia O. Ananias Mtb 43448/SP
Fernando Zamith Mtb 11286/SP

Fotos:
Agnaldo Dias Correia Mtb 65339/SP CTP
Sérgio Kayano Cota

Lay out:
Regina Lucia Pedro da Silva
Danilo de Oliveira Santos

Revisão:
Dra. Elizabeth de Faria
Dr. Massayuki Yamamoto
Vera Lucia Nogueira Vellutini
Solange Cirelo


Contato
hconlinenci.adm@hc.fm.usp.br

 

Antes de imprimir pense na sua responsabilidade com o meio ambiente!
 

Núcleo de Inovação Tecnológica do HCFMUSP lança programa
 In.cube

Em 22 de fevereiro, o InovaHC, Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE-SP) realizaram o evento de lançamento da primeira edição do In.cube.

O In.cube é o programa de apoio à inovação do InovaHC e da SDE-SP para geração de novos negócios – produtos, processos e serviços – de saúde e impacto social, a partir de pesquisas e projetos de base tecnológica inseridos no Complexo HCFMUSP. A metodologia criada e testada no In.cube servirá como alicerce para a consolidação de políticas públicas para inovação, ciência e tecnologia no Estado, almejando a replicação em outros institutos de ciência e tecnologia e de pesquisa de São Paulo.

Para participar da primeira edição do In.cube, no dia 9 de dezembro de 2020, foi apresentado ao público o edital para seleção de projetos do programa, com a abertura oficial das inscrições. Os 71 projetos inscritos até o dia 24 de janeiro de 2021 foram triados pela equipe do In.cube, analisados às cegas por uma rede de pareceristas especialistas, classificados e referendados pela Comissão de Inovação do HCFMUSP. Foram selecionados 20 projetos com base na pontuação dos critérios do edital.

O evento, sediado no Instituto de Radiologia (InRad), contou com a participação restrita – devido à pandemia de COVID-19 e às determinações do Plano São Paulo – de representantes da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, profissionais e autoridades do Sistema FMUSP-HC, além de lideranças de instituições públicas e privadas. Ao restante do público, o lançamento teve transmissão ao vivo pelos canais digitais do Inova HC.

Inovação e administração integrada

O evento de apresentação do In.cube foi iniciado pelo engenheiro Marco Antonio Bego, Diretor Executivo do InRad e do Inova HC, que destacou que “a diretoria e a comunidade do HCFMUSP mostram que a inovação e a administração integrada são o que realmente causam impacto em programas como este”.

“Este projeto integra os nossos colaboradores, profissionais da saúde e pesquisadores dentro dessa filosofia de empreendedorismo – o envolvimento com todos os Institutos mostra que realmente não existe uma fronteira, e sim, oportunidades de crescimento para todas as áreas da saúde”, sublinhou o Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, Presidente do Conselho Diretor do InRad e Presidente da Comissão de Inovação do HCFMUSP.

O lançamento contou com a participação da co-realizadora do programa In.cube, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SP, na presença da Secretária de Estado Patricia Ellen. Em sua fala, Ellen pontuou que os aprendizados do In.cube serão a base para o desenvolvimento de novos programas de apoio à inovação de outros institutos de pesquisa do Estado.

O Dr. Jean Carlo Gorinchteyn, Secretário de Estado da Saúde de SP, também marcou presença e encerrou o evento. “Como médico e gestor, tenho o prazer muito grande de ter o InovaHC como um dos marcos tecnológicos, mas também, um dos marcos da isonomia, da democracia, da assistência à saúde – não só no Estado, mas em todo o País”, comentou.

No fim do encontro, foi transmitido o vídeo-case com depoimento dos participantes que tiveram seus projetos selecionados. Os grupos agora participarão de uma jornada de inovação de aproximadamente 19 semanas, conduzida pelo parceiro técnico Wylinka, na qual terão acesso a um processo de capacitação, mentorias e consultorias com foco na elaboração de um protótipo, definição de um modelo de negócio e estruturação de um plano de inovação.

 

Hortaliças Orgânicas na alimentação hospitalar

Em 2020 a Divisão de Nutrição e Dietética (DND) do Instituto Central (ICHC) foi convidada a participar de um projeto da introdução de hortaliças orgânicas e PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais na alimentação hospitalar por iniciativa de uma parceria científica entre o Instituto Kairós, a Horta da FMUSP e o Curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSPUSP).

Com a coordenação local da Seção de Ensino, Capacitação e Cozinha Experimental e da Diretoria da Nutrição, algumas iniciativas foram estudadas e o projeto foi elaborado para futura realização, com aval da Diretoria Executiva do ICHC. Essas iniciativas foram aprimoradas em diversas reuniões e atividades, o que despertou o interesse da Unidade de Nutrição em conhecer alternativas práticas, viáveis e próximas na região do entorno da Instituição.

Em meados do mês de outubro, por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, foi implementada uma aproximação com a Horta da FMUSP que, com o apoio da Profa. Dra. Thais Mauad, resultou em várias visitas educativas a colaboradores da Nutrição; sendo que em anos anteriores já havia o conhecimento do espaço pela divulgação de eventos e contatos para palestras.

Com o reconhecimento das potencialidades locais, a nutricionista Andrea Luiza Jorge, responsável pela Cozinha Experimental da Nutrição, visualizou, com o apoio da Diretora da Nutrição, a oportunidade de iniciar o uso de temperos frescos na produção diária de refeições destinadas a pacientes e colaboradores; fato que foi muito bem recebido e apoiado pela equipe da Horta da FMUSP. A partir daí foi discutida a logística e possibilidade de coleta com frequência. Foi estabelecida a coleta semanal – 1 vez por semana, efetivada a partir de dezembro passado.

Os temperos colhidos com mais frequência são alecrim, cebolinha, hortelã, louro, manjericão, salsa, salsão e tomilho, sempre com a orientação do coordenador técnico da Horta da FMUSP, Paulo Sergio Zembruski, e o acompanhamento de voluntários da horta que organizam, de forma correta, a retirada dos alimentos da terra. A partir de fevereiro deste ano, também foi iniciada a utilização de ervas secas colhidas na Horta da FMUSP.

Os produtos são listados, pesados, identificados e embalados pela Cozinha Experimental e entregues para Seção de Armazenamento da DND; inclusive com utilização de embalagens retornáveis e sustentáveis. O uso dos temperos é variado em preparações, com a colaboração direta de nutricionistas das áreas de produção que realizam o planejamento dos itens e o envolvimento dos atendentes de nutrição e cozinheiros no preparo do cardápio diário.

Os benefícios são inúmeros: parceria direta com benefícios educativos e envolvimento dos colaboradores; incremento à saudabilidade da alimentação hospitalar com o uso de alimentos orgânicos e in natura; potencialização de sabor agregado às preparações, além de estímulo aos voluntários da Horta da FMUSP que se sentem muito valorizados e úteis em participar da melhoria das refeições.

 

Compliance News

Prescrição off label

Muitos medicamentos possuem usos que vão além daqueles previstos na bula, podendo trazer inúmeros benefícios a pacientes. A indicação do medicamento nestas situações se chama prescrição off label.

No âmbito do SUS este tipo de prescrição é autorizado desde o ano de 2018, desde que o medicamento seja registrado na ANVISA e esteja incorporado ao SUS – e, no âmbito do Complexo HCFMUSP, contanto que integre os medicamentos disponíveis.

 

Política de Segurança da Informação

Rede Wireless no HC

A Internet possui extrema importância em nosso dia a dia. Através dela, é possível enviarmos e-mails, mensagens, nos comunicar com amigos, parentes, realizar compras, pesquisas, estudos, entre outras diversas utilidades.

Para maior mobilidade e continuidade no acesso à Internet, a rede sem fio nos dá a oportunidade de nos manter conectados sem a necessidade de cabos, utilizando tecnologia de radiofrequência (ondas de rádio) ou infravermelho.

No Complexo do HCFMUSP, há redes Wireless (sem fio) que podem ser utilizadas pelo colaborador e pacientes. Sendo assim, o objetivo principal é manter todas as pessoas que se encontram no hospital conectadas.

Conheça as redes sem fio disponíveis para acesso no HC:

  • HC_Paciente: A rede HC_Paciente é destinada somente aos pacientes que se encontram internados no HC. A sua autenticação é bem simples: No portal de autenticação, basta utilizar o CPF como usuário e a data de nascimento como senha. Os campos "usuário" e "senha" não possuem pontos (.) traços (-) ou barras (/) ou caracteres especiais (!@#$%&*).

  • HC_WCorp: A rede HC_WCorp é destinada para funcionários HC. Estes, devem utilizar suas credenciais corporativas para obterem acesso. Usuário: seu.usuario sem o @hc.fm.usp.br. Senha: credenciais do e-mail corporativo.

  • HC_VISITANTE: A rede HC_VISITANTE é destinada aos acompanhantes dos pacientes, ou pacientes que visitarão a Instituição previamente. As credenciais de acesso (usuário e senha) podem ser coletadas/perguntadas junto ao Instituto no momento da consulta e/ou visita.

Em todas essas redes são utilizados mecanismos de segurança (filtros de conteúdo, protocolos de autenticação, gerência e visibilidade dos acessos, etc.) a fim de obter e oferecer uma conexão segura para todos.

Você tem alguma dúvida sobre a utilização ou configuração do Wi-Fi? Entre em contato com a Equipe de Segurança da Informação através do e-mail: abuse.neti@hc.fm.usp.br.

 

Saiu na mídia

Como a USP está ajudando no combate ao coronavírus?

Biossensor para teste rápido de COVID-19 – Foto: Karla Castro/ doutoranda do IQSC

Em menos de um ano, a Universidade de São Paulo (USP) já acumula cerca de 270 projetos de pesquisa relacionados à luta contra a COVID-19, doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2. O levantamento é da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, que catalogou as iniciativas e as disponibilizou em seu site para que todos possam acompanhar o que os cientistas da Universidade têm feito.

O número é relevante. Até outubro do ano passado, a USP estava em 16º lugar entre as instituições de pesquisa com maior número de publicações sobre o coronavírus. Entre os países, o Brasil alcançou a 11ª posição. Esse é o resultado de um esforço coletivo de cientistas de todo o mundo. Na USP, muitos grupos de pesquisa voltaram seus estudos para um foco maior na doença.

Saiba mais aqui.

Fonte: Jornal da USP - Universidade


 

Programe-se

HCFMUSP é pioneiro em treinamentos de emergências e urgências

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) possui mais de três décadas de tradição em treinamentos para práticas de emergências e urgências aos profissionais da área de saúde. Com objetivo de melhor qualificação técnica na qualidade e segurança do paciente, o HCFMUSP oferece, desde o fim da década de 1980, programas com reconhecimento internacional em trauma, emergência cardiovascular e terapia intensiva.

Ministrados na Escola de Educação Permanente (EEP), possuem toda infraestrutura necessária, com robôs e simuladores reais de procedimentos e pacientes. A intenção é reproduzir com simulações práticas, altamente realísticas, situações de emergência e urgência de complexidades diversas vivenciadas por pacientes e profissionais.

Os treinamentos disponíveis na EEP são: Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS), Atendimento Pré-Hospitalar ao Trauma (PHTLS), Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), Suporte Básico de Vida (BLS), Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS) e Primeiros Socorros com Ressuscitação Cardiopulmonar e Desfibrilação.

Interessados em realizar algum dos programas podem fazer a inscrição diretamente no site da EEP. No portal, o profissional ainda tem acesso às turmas disponíveis, datas e outras informações.

 

Eleições CIPA – Gestão 2021/2022

Confira os editais de abertura às eleições das CIPAs – Comissões Internas de Acidentes – Gestão 2021/2022:

  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP)

  • Fundação Faculdade de Medicina (FFM)

  • Fundação Zerbini (FZ)

Inscrições, de até 3 de março, aqui. Clique no banner e saiba mais.

 

2º Congresso Latino-Americano e Brasileiro do REDCap

O 2º Congresso Latino-Americano e Brasileiro do REDCap (REDCapCon) acontecerá de 3 a 5 de março e é uma das oportunidades mais relevantes para promover a troca de experiências entre pesquisadores e administradores do REDCap de diversas instituições nacionais e internacionais.

O evento terá como tema central “Inovações e Tendências na Ciência de Dados aplicada à Pesquisa Científica em Saúde”. Prepare-se para três dias intensos de trocas de experiências que irão mudar sua forma de ver e trabalhar com informações científicas, além de várias oportunidades de networking e crescimento profissional.

A programação do Congresso conta com a participação de Davi Rocha, do Núcleo de Estratégia e Operações (NEO) do HCFMUSP, que irá palestrar sobre como monitorar pesquisas com exemplos de cases realizados em conjunto com equipe do REDCap.

Saiba mais em https://www.redcapbrasil.com.br/redcapcon/pt/.


 

Aconteceu no HC

HCFMUSP promove encontro virtual em celebração ao Dia Mundial das Doenças Raras

Em celebração ao Dia Mundial das Doenças Raras, no dia 26 de fevereiro, pelo canal no YouTube, o Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) promoveu um encontro virtual para discutir a importância da triagem neonatal no diagnóstico precoce.

Com as participações da Titular do Departamento de Pediatria da FMUSP e responsável-técnica pela área de Doenças Raras do HCFMUSP, Profa. Dra. Magda Carneiro-Sampaio, do médico geneticista e assistente técnico de Doenças Raras da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Carlos Eugenio Fernandez de Andrade, e do Professor Livre-docente da FMUSP, médico-assistente da Unidade de Pneumologia Pediátrica e responsável pelo Ambulatório de Fibrose Cística do ICr HCFMUSP, Luiz Vicente Ribeiro Ferreira da Silva Filho, o encontro analisou, entre outras questões, a importância do teste do pezinho.

Como referência ao atendimento de alta complexidade, estima-se que a maioria dos pacientes assistidos pelo ICr realiza algum tratamento para doença classificada como rara. “Cerca de 80% dos casos tratados em nosso Instituto podem ser de origem genético-familiar”, explica Profa. Dra. Magda Carneiro-Sampaio.

Entre os casos com atendimento no Instituto estão as crianças com quadro de imunodeficiências combinada grave (SCID), uma das novas doenças com detecção precoce a partir da ampliação da triagem neonatal na rede municipal e que pode obter a cura por meio do transplante de células-tronco da medula óssea, realizado pelo Serviço de Onco-Hematologia do ITACI, ligado ao Instituto da Criança e do Adolescente.

Todavia, além da ampliação da triagem neonatal, a Profa. Dra. Magda Carneiro-Sampaio salienta a necessidade de preparar pediatras e demais profissionais da área da saúde no reconhecimento destes tipos de doenças. Por isso, no projeto da Rede Dora – articulação de serviços médico-universitários envolvidos com o diagnóstico e tratamento de doenças raras e o fortalecimento da rede de atendimento –, uma das estratégias é disseminar sinais de alertas para os vários serviços médicos.

“As pessoas com doenças raras sofrem muito indo de um lado para outro até encontrar um serviço médico capaz de oferecer uma assistência adequada. Por isso, eventos como o que será promovido são fundamentais para ampliação de conhecimento”, finaliza Profa. Dra. Magda Carneiro-Sampaio.


 

Programa de capacitação profissional forma 66 médicos estrangeiros no HC

A Escola de Educação Permanente (EEP) oferece desde 2011 o Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros (PCPME). O objetivo é disseminar conhecimentos e as melhores práticas em diversas especialidades médicas para outros países.

O programa possui duas modalidades de acesso: direto – para âmbitos que correspondem às áreas básicas e de especialidades da Residência Médica; e especializado – para áreas que correspondem às especialidades com pré-requisitos.

Na última edição, foram formados 66 profissionais de especialidades distintas e oriundos de sete países diferentes: Angola, Bolívia, Costa Rica, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela. Além dos estrangeiros, uma médica brasileira formada no Equador também concluiu o programa de capacitação na turma de Dermatologia.

O PCPME representa mais uma importante contribuição do HCFMUSP para o Brasil e o mundo, com a capacitação de médicos de alta performance que farão a diferença nos sistemas de saúde de seus países de origem.

 

Gestão de Pessoas em Foco  

IAMSPE - Plano de Saúde do Servidor Público

De acordo com a Lei 17.293/20, publicada em 16 de outubro de 2020, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) estendeu a sua abrangência e oferece aos seus contribuintes (servidores), beneficiários (filhos, enteados, menores sob a guarda judicial) e agregados (pai, mãe, padrasto, madrasta), atendimento médico em 175 municípios por meio de postos de atendimento, hospitais, clínicas de fisioterapia, laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de consultórios e clínicas particulares credenciadas.

É um benefício exclusivo para colaboradores de vínculo HC!

Para se cadastrar, siga o passo a passo impreterivelmente até 31 de março:

Clique aqui para ler mais detalhes na página de Benefícios, na Intranet do NGP.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Centro de Gestão de Pessoas (CGP) do seu Instituto.


 

Cesta Básica

Em caso de intercorrência ao retirar a cesta básica, permaneça nas dependências do posto de entrega e entre em contato com a empresa Domicili, pelo telefone (11) 2462-2809, falar com Aline.

E atenção à alteração de endereço no Posto 11 - Santo Amaro:
Rua Ângelo de Lúcia, nº 304 - Jd. Almeida - Santo Amaro - CEP: 04756-125. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; sábado, das 9h às 13h. Telefones: (11) 5641-4047 e (11) 98367-8962.

 

Saúde do Colaborador

Não é hora de relaxar: use máscara!

A campanha #usemascaranopa, iniciativa da Superintendência do HCFMUSP com apoio dos Núcleos de Comunicação Institucional (NCI) e de Gestão de Pessoas (NGP), é um reforço à orientação de uso constante de máscara nas dependências do Prédio da Administração (PA).

Não é hora de relaxar! O alerta abrange o uso de máscara em todo Complexo HCFMUSP, inclusive em áreas externas. A máscara protege de contaminação não somente você, mas todos de sua convivência.

O uso de máscara de proteção facial no Estado de São Paulo é obrigatório no contexto da pandemia da COVID-19, conforme Decreto nº 64.959, de 4 de maio de 2020, do Governo Estadual.

 

Curso de Orientação à Gestante

O Centro de Atenção ao Colaborador (CeAC) promove o 68º Curso de Orientação à Gestante, destinado às colaboradoras gestantes e esposas gestantes de colaboradores do Complexo HCFMUSP.

As inscrições seguem até 15 de março e as aulas terão início no dia 23 do mesmo mês. São 30 vagas e o local dos encontros será na Sala de Treinamento do CeAC, todas as terças e quartas-feiras, das 10h às 12h, durante 2 meses.

O objetivo do curso é promover a saúde da mulher gestante. Acolher e orientar por meio de vivências e da troca de experiências com as demais participantes, que resultam na melhoria da qualidade de vida no trabalho durante este momento único na vida das mamães.

Clique aqui e inscreva-se. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelo e-mail treinamento.ngp@hc.fm.usp.br.