Uma Publicação do HCFMUSP
Ano XII - Nº 649 - 26/08 a 01/09/2019

 

 

O HC On Line está disponível para leitura em smartphones, tablets e computadores. Espalhe essa notícia entre os colegas de trabalho.

Siga nossas Redes Sociais

HC      

EEP      

Calendário de Cursos e Eventos

Você Sabia?

A Universidade de São Paulo (USP) subiu 50 posições e foi considerada uma das 150 melhores universidades do mundo pelo Academic Ranking of World Universities 2019 (ARWU). Saiba mais aqui.

 

 

Nutrição e Saúde

Agosto Dourado

O leite materno deve ser a alimentação exclusiva do bebê até os seis meses de vida, quando também pode passar a receber a alimentação da família. Incentive essa prática. A saúde da criança agradece!

Fonte: Meu Pratinho Saudável

 

Agenda Cultural

CINEMA - “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, com Sônia Braga e Udo Kier. No meio do sertão nordestino, a cidade de Bacurau some dos mapas e do Google, drones espionam do céu e gente estrangeira armada cerca o entorno das casas. Aventura e mistério. Vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2019.

Duração: 2h12.

Em cartaz: quinta-feira, 29 de agosto.

PARA VER O TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=1DPdE1MBcQc

 

PARA VER NA TV, EM CASA OU CELULAR – Moving Art, de Louie Schwartzberg. Série de documentários sobre a natureza revelada em imagens captadas de ângulos singulares em desertos, oceanos, florestas, cachoeiras e reservas de animais. A terceira temporada estreia neste mês de setembro.

Duração: 25 minutos cada episódio.

Disponível para assinantes do serviço Netflix.

PARA VER O TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=YNVhpH6fLF0

 

PASSEIO – Show de Luzes: dança das águas celebram os 65 anos do Parque Ibirapuera. Projeção de imagens destaca a flora, fauna e atrações como o Pavilhão Japonês, a OCA, o MAM, Bienal e Planetário. Cada torre de água da fonte lança jatos verticais com até 15 metros de altura, formando cortina para exibição de imagens.

ONDE: Parque Ibirapuera – até domingo (1º de setembro).

QUANDO: todos os dias às 20h e 20h30. GRÁTIS.

 

EXPOSIÇÃO – Histórias das Mulheres: Artistas Antes de 1900 - Mostra dedicada às mulheres que viveram entre os séculos XVI e XIX no norte da África, nas Américas, na Ásia, na Europa, na Índia e no território do antigo Império Otomano. Reúne 60 pinturas, 2 desenhos e 34 tecidos de diferentes épocas e origens.

ONDE: MASP – Museu de Arte de São Paulo, Avenida Paulista, 1578

QUANDO: terça-feira (10h às 20h); quarta-feira a domingo (10h às 18h).

Ingressos: R$ 40,00. Até 17 de novembro.

 

ESPAÇO FAMÍLIA – Museu Histórico da FMUSP: Criado em 1977, o Museu tem gravuras, livros, mobiliário, aparelhos médicos, documentos diversos e uma exposição com peças em cera de partes do corpo humanos representando doenças da pele.

ONDE: Av. Dr. Arnaldo, 455 – 4º andar da Faculdade de Medicina da USP.

Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Mais informações em http://www.fm.usp.br/museu/portal/
ou assista o vídeo aqui. GRÁTIS.

 

Fique por dentro

Cuidando da Coluna é tema de primeira live do Detran com especialista do HC

Trabalha o dia inteiro sentado e tem dores na coluna ou quer prevenir problemas? O Dr. Alexandre Fogaça Cristante, especialista em coluna do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, fala tudo sobre o tema. Confira o vídeo na página do Facebook do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP).

 

Pós-doutorado em neurofisiologia e reabilitação com bolsas da FAPESP

Três Bolsas de Pós-doutorado da FAPESP estão disponíveis no âmbito do projeto “O déficit da inibição como marcador de neuroplasticidade na reabilitação”, conduzido no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). A inscrição deve ser feita até 6 de setembro.

Os candidatos devem ter publicação prévia do doutorado e capacidade de usar software de análise estatística. A inscrição pode ser feita pelo e-mail centrodepesquisa.imrea
@hc.fm.usp.br.

Deve ser enviada a seguinte documentação: curriculum vitae atualizado, carta de interesse, histórico escolar da graduação completo e contato (nome, telefone, e-mail) de duas pessoas para referências, de preferência professores e ex-professores.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3013.


 

Inscrições abertas para o Prêmio Pesquisa em Longevidade

O Grupo Bradesco Seguros promove os Prêmios Longevidade Bradesco Seguros e está com inscrições abertas até 6 de setembro para o Prêmio Pesquisa em Longevidade.

Direcionado à comunidade acadêmica, o prêmio é composto pelas modalidades Geriatria e Gerontologia. Para participar do concurso, o interessado deve acessar o site da iniciativa e preencher o formulário de inscrição com todos os dados exigidos, informando, inclusive, a categoria na qual se inscreve, dentre aquelas previstas no regulamento.


 

Eventos em Destaque

Workshop Propriedade Intelectual

A defesa da propriedade intelectual de resultados de pesquisa é algo cada vez mais relevante. Neste evento serão discutidas formas de proteger a propriedade intelectual desde o início e aspectos jurídicos. A equipe do InovaHC mostrará os contatos para solicitar a propriedade intelectual dentro do ambiente HC. Dia 6 de setembro, das 9h às 12h, no Teatro da Faculdade de Medicina da USP.
Confira a programação
completa aqui.

 

Simpósio: Os desafios do tabagismo no século XXI

O curso tem como objetivos apresentar dados epidemiológicos do consumo do tabaco no Brasil e no mundo, atualizações sobre problemas clínicos associados ao uso de tabaco, discutir a abordagem do profissional de saúde diante do paciente tabagista, entre outros aspectos. As vagas são limitadas. Dia 14 de setembro, das 8h às 18h, no Instituto de Psiquiatria (IPq).

Informações aqui.

 

III Simpósio Interdisciplinar do Departamento de Clínica Médica
- SICLIM 2019

O terceiro simpósio do Departamento de Clínica Médica da FMUSP terá como temática "Como eu trato: da evidência à prática" sob a ótica das Disciplinas que compõem este Departamento (Hematologia e Hemoterapia, Clínica Geral e Propedêutica, Emergências Clínicas, Endocrinologia e Metabologia, Medicina Molecular, Imunologia Clínica e Alergia, Reumatologia, Geriatria e Nefrologia), juntamente com mais duas convidadas (Pneumologia e Moléstias Infecciosas), visando a atualização dos participantes.
Dias 20 e 21 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças.

Informações e inscrições: https://siclim2019.com.br/.

 

3º Simpósio de Saúde e Bem-Estar para Profissionais de Saúde

O Grupo Técnico Interprofissional
(GTI) , do Gabinete do Secretário da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), que congrega os Conselhos Regionais dos Profissionais de Saúde, promoverá o 3º Simpósio de Saúde e Bem-Estar para Profissionais de Saúde.

O evento será realizado no dia 23 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças.

Público-alvo: profissionais de saúde e estudantes de graduação do último ano.
 
Inscrição e programação aqui.

 

Biotério Central promove rede de conhecimento internacional sobre o Zebrafish

De 23 a 28 de setembro será realizado o VI Simpósio Zebrafish como modelo animal para pesquisa, no Teatro da Faculdade de Medicina da USP. As inscrições estão abertas até 20 de setembro no site da Escola de Educação Permanente - EEP: https://eephcfmusp.org.br/portal/
online/curso/vi-simposio-zebrafish/.

 

4ª Edição Curso de Extensão Estimulação Cognitiva e Funcional para Idosos

Proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver competências para a prática clínica na área de Estimulação Cognitiva, bem como possibilitar o conhecimento de técnicas de intervenção e de instrumentos de avaliação utilizados pela equipe multiprofissional do LIM 27 do Instituto de Psiquiatria (IPq) voltados para o atendimento tanto de idosos saudáveis quanto em comprometimento cognitivo e funcional. Dias 28 de setembro, 5, 12 e 19 de outubro, das 8h às 17h30, no IPq.

Informações e inscrições:
(11) 2661-8046 | escritoriodeprojetos.ipq
@hc.fm.usp.br | www.ceip.org.br.

 

Informe Semanal de Exames Laboratoriais da Divisão de Laboratório Central com Restrição Operacional

Consulte aqui

Coluna do Leitor:

A redação do HC On Line está disponibilizando um espaço para você enviar sugestões, comentários, críticas e elogios. Envie e-mail para hconlinenci.adm@hc.fm.usp.br, com seu nome completo, cargo e área de atuação dentro do Complexo HC. Escreva para nós!

 

Datas Especiais

27/8 - Dia do Psicólogo
28/8 -
Dia Nacional do Voluntário
29/8 -
Dia Nacional de Combate ao Fumo
31/8 -
Dia do Nutricionista
01/9 -
Dia do Educador Físico

As informações contidas no
HC On Line
foram confirmadas até a data de fechamento desta edição. Qualquer alteração ou cancelamento é de responsabilidade dos organizadores.



Produzido pelo
Núcleo de Comunicação Institucional - NCI  
© 2007 - 2019
HC ON LINE - Jornal Eletrônico do HCFMUSP. 
Todos os direitos reservados.

Expediente:
Jornalistas responsáveis:
Ana Cláudia O. Ananias Mtb 43448/SP
Fernando Zamith Mtb 11286/SP

Fotos:
Agnaldo Dias Correia Mtb 65339/SP CTP
Sérgio Kayano Cota

Lay out:
Regina Lucia Pedro da Silva
Danilo de Oliveira Santos

Revisão:
Dra. Elizabeth de Faria
Vera Lucia Nogueira Vellutini
Solange Cirelo


Contato
hconlinenci.adm@hc.fm.usp.br

Antes de imprimir pense na sua responsabilidade com o meio ambiente!
 

HC ganha novo aliado nas pesquisas ortopédicas

No dia 23 de agosto, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP inaugurou o Laboratório Professor Manlio Mario Marco Napoli - Tomografia Computadorizada com Carga - Weight-Bearing CT, único no Brasil que possui esta tecnologia que permite realizar exames de imagens dos pés, tornozelos, joelhos, mãos, punho e cotovelo com o paciente em posição ortostática (em pé).

Entre os benefícios do equipamento, localizado no Centro Diagnóstico IOT, estão a avaliação de maneira mais fidedigna, com menor tempo na aquisição das imagens, baixa dose de radiação, além de poder determinar um planejamento cirúrgico muito mais preciso.

Além de médicos e professores titulares do IOT, estiveram presentes ao evento o Diretor da FMUSP, Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho; o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira; o Diretor Geral da FFM, Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes; o Chefe de Gabinete da FMUSP, Prof. Dr. Yassuhiko Okay; o Presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, Prof. Marco Túlio Costa; e o Prof. Emérito do IOT que cede o nome ao Laboratório, Prof. Dr. Manlio Mario Marco Napoli.

 

HC ganha espaço para inovação com foco em startups de
  serviços para saúde

O Hospital das Clínicas da FMUSP, através do InovaHC - programa cujo objetivo é incentivar a inovação dentro e fora da Instituição, abrirá um novo espaço com esta missão, em uma moderna área, para abrigar startups e laboratórios de testes de serviços para saúde.

O espaço será inaugurado no dia 12 de setembro, às 10h, como Distrito InovaHC. A abertura será nos Auditórios do Instituto de Radiologia (InRad) – Portaria 1, no 1º andar (Travessa da Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 75). Na sequência, serão apresentados painéis ao longo do dia. Confira a programação, inscreva-se para as atividades e confirme a presença no evento inaugural aqui.

A iniciativa contará com a participação de grandes empresas. No hub de inovação, com foco em startups da área de saúde, será possível desenvolver estratégias de inovação e, com isso, farão do Complexo HCFMUSP um ambiente de troca constante de conhecimento. Além das empresas parceiras, o Distrito InovaHC espera reunir corporações, investidores, universidade e startups, com o intuito de criar, testar e escalar soluções para a vasta gama de problemas existentes no sistema de saúde brasileiro.

O Distrito Inova HC funcionará na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 555, 4º e 5º andares, no mesmo prédio do Centro de Atenção ao Colaborador (CeAC).

 

Compliance News

A importância fundamental da boa comunicação

Muitas das acusações de “erro médico” encontram sua raiz em uma dinâmica deficiente entre médico e paciente/familiares, com a falta da compreensão de riscos e consequências, atitudes que aparentam descaso, gerando um sentimento geral de insatisfação e abandono.

Com isso, os profissionais da área da saúde estão sujeitos a inúmeras acusações infundadas. O paciente ou a família que sofre busca racionalizar o acontecimento e encontrar um culpado, não conseguindo compreender os riscos inerentes à situação e os possíveis desfechos negativos.

Por isso é fundamental que se estabeleça uma comunicação ampla e franca, de modo que cabe ao profissional não apenas buscar fazer-se compreender, como formar uma ligação com o paciente e a família, deixando-o confortável para relatar seus sintomas e histórico, tirar suas dúvidas e opinar em seu tratamento, demonstrando cuidado. Esta é a primeira linha de defesa para que se evite a exposição do profissional a acusações.

Sabe-se que o trato humanizado com os pacientes, no qual a boa comunicação é essencial, demanda muita paciência e energia do profissional, sobretudo em um ambiente altamente estressante.

No entanto, são quase diários os casos divulgados na mídia sem qualquer rigor técnico, com acusações de ocorrência de negligência, imperícia, ou violações éticas, com repercussões graves na vida pessoal e profissional dos envolvidos.

Além das consequências privadas, há ainda a questão de possível responsabilização nas áreas civil – com a possibilidade de condenação a elevadas indenizações –, criminal – com penas que podem ser elevadíssimas –, e ético-disciplinar – podendo-se chegar mesmo à cassação do registro profissional.

Assim, cabe a todo profissional estar ciente destes riscos, mantendo em mente que além de tratar de doenças e outras situações patológicas, deve haver o cuidado com o indivíduo inclusive do ponto de vista emocional, criando com isso uma importante barreira de proteção contra acusações indevidas.

 

Política de Segurança da Informação

Dicas para proteger o e-mail (pessoal/corporativo)

Através do e-mail, seja ele corporativo ou pessoal, recebemos e enviamos muitas  informações, ganhando praticidade e agilidade na comunicação e em diversas atividades do dia a dia. Sendo assim, devemos salientar a importância de protegê-lo. Atualmente, com o crescimento do vasto tipo de ações maldosas, além da evolução e performance dos hackers, os cuidados com as ameaças virtuais devem ser redobrados. Siga algumas dicas para ajudar a proteger o seu e-mail:

  • Não utilizar o e-mail corporativo para assuntos pessoais, como cadastros, promoções, envio e recebimento de informações que não pertencem ao ambiente corporativo;

  • Desconfie de e-mails de conteúdo vantajoso (promoções, produtos, serviços financeiros e de internet, admiradores secretos e confissões de amor) pendências quanto a boletos, pagamentos, bloqueio de contas bancárias, convocações processuais, judiciais, escândalos referentes à mídia, famosidades, etc;

  • Utilize senhas fortes e seguras. Dica: elabore senhas longas, com letras maiúsculas e minúsculas, além de caracteres especiais. Evite senhas que contenham nomes de familiares, animais de estimação ou assuntos pessoais;

  • Redobre a atenção caso receba e-mails de remetentes e links suspeitos. Caso haja a presença de algum arquivo em anexo ou algum link no campo de e-mail, evite realizar o download ou clicar;

  • Após a utilização do e-mail ou ao final do expediente, clique em "Logout", "Sair" ou equivalente para que a sua sessão seja encerrada;

Em caso de dúvidas ou recebimento de e-mail suspeito, entre em contato com a Equipe de Segurança da Informação, através do endereço eletrônico abuse.neti@hc.fm.usp.br.

 

Cartilha do Líder  

Preservar o Sigilo Profissional

O Líder deve atuar no sentido de preservar as informações pessoais e profissionais dos membros de sua equipe, deixando claro a todos que essas informações não devem ser divulgadas ao público, além do que está previsto na legislação atual. O zelo estende-se também às informações dos pacientes.

 

Humanização

ONG de Terapia Assistida por Cães completa 10 anos

Em 2019, a Terapia Assistida por Cães (TAC), completa 10 anos de atuação em projetos que utilizam cães como recurso terapêutico dentro de hospitais públicos, chegando à média de 3.500 pessoas atendidas ao longo desse período.

O nascimento da ONG foi no Instituto de Psiquiatria (IPq), a convite do Dr. Estevão Vadasz, para atuar dentro do Programa Especializado em Transtorno do Espectro Autista (PROTEA). O atendimento com os cães era realizado na sala de espera do ambulatório, com o intuito de reduzir a ansiedade das crianças que estavam aguardando a consulta com o psiquiatra.

Em uma nova etapa, foram iniciados os atendimentos individuais na brinquedoteca, com o projeto de Educação Assistida por Cães, realizando atendimentos psicopedagógicos para dar suporte educacional às crianças, possibilitando que se mantivessem ativas para adquirirem novos conhecimentos durante o período de internação.

Com a repercussão dos benefícios alcançados e o sucesso dos cães nos corredores do hospital, surgiram ainda os convites para a implantação da TAC em outras 2 enfermarias do IPq (da Geriatria e de Comportamentos Alimentares) e na Unidade de Cuidados Paliativos do HCFMUSP, onde pela primeira vez o atendimento passou a ser desenvolvido também para a equipe profissional.

Saiba mais sobre os benefícios da terapia com cães e os resultados do trabalho da ONG em uma década no Complexo HCFMUSP aqui.

 

Saiu na Mídia

FAPESP e Canal Futura lançam série Ciência para Todos

A FAPESP e a Fundação Roberto Marinho/Futura produziram em parceria a série Ciência para Todos, que estreou em 19 de agosto, no Canal Futura. São, ao todo, 52 episódios, cada um deles com 13 minutos, mostrando os impactos sociais e econômicos de pesquisas científicas e tecnológicas financiadas pela FAPESP. Protagonizados por pesquisadores, os episódios da série também ficarão disponíveis em http://www.futuraplay.org/.

O Ciência para Todos inspirou a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo a lançar, junto com a FAPESP e a Fundação Roberto Marinho/Futura, um concurso cultural para estudantes de ensino médio da rede pública estadual. Os estudantes da rede pública estadual estão desafiados a documentar, em vídeos de até 7 minutos, uma proposta de solução para um problema da sua comunidade ou região, usando métodos e processos que caracterizam a produção de conhecimento científico, com a tutoria de um professor.

As inscrições vão até o dia 20 de setembro e os vídeos, que podem ser gravados com celular, devem ser enviados até o dia 31 de outubro. O regulamento está disponível em https://prosas.com.br/editais. Os cinco melhores vídeos serão exibidos no Canal Futura, em uma edição especial do programa Conexão, e os seus autores visitarão e apresentarão seus trabalhos a pesquisadores de centros de pesquisas indicados pela FAPESP. Os responsáveis pelo melhor vídeo receberão, cada um deles, também um tablet.

Fonte: Agência FAPESP

 

Programe-se

IPq Portas Abertas 2019

Superando a autocobrança, a ansiedade e a fobia com terapia focada na compaixão e tratamento medicamentoso. Este será um dos 170 temas do IPq Portas Abertas que o Instituto de Psiquiatria (IPq) realiza em 6 de setembro, das 8h às 17h. Mais de 250 especialistas à disposição da população, gratuitamente, para uma conversa direta, com base sólida e atual sobre transtornos neuropsiquiátricos (depressão, transtorno bipolar, ansiedade, esquizofrenia, Alzheimer, síndrome do pânico, TOC, Burnout, sexualidade, psicose, compulsões, transtornos de personalidade e muitos outros), tendo como foco principal desta edição, a prevenção ao suicídio, com a participação do coordenador da campanha "Setembro Amarelo" de prevenção ao suicídio, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Dr. Antonio Geraldo da Silva.

O objetivo do IPq Portas Abertas, em sua 8ª edição, é conversar e esclarecer a população sobre saúde mental, combatendo o estigma e preconceito por meio da informação.

A programação completa e inscrições podem ser conferidas no site https://ipqportasabertas.hc.fm.usp.br.

 

Jornada de Gestão de Tecnologias em Saúde e Segurança
do Paciente

I Jornada de Gestão de Tecnologias em Saúde e Segurança do Paciente acontecerá de 9 a 11 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, com destaque para a apresentação de resumos, protocolos e pesquisas completas relevantes para a assistência à saúde.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link https://sites.google.com/hc.fm.usp.br/gtisp2019/
ou e-mail superintendencia.pa@hc.fm.usp.br.


 

CEDEI convida para a 8ª Festa da Primavera

Está chegando a 8ª Festa da Primavera do Centro de Desenvolvimento de Educação Infantil (CEDEI), a creche do HC. Participe deste momento de integração das famílias no dia 28 de setembro, sábado, a partir das 11h.

Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria do CEDEI, no térreo do Prédio dos Ambulatórios (PAMB) até 26 de setembro.

Mais informações pelos telefones: (11) 2661-6006 e 2661-6009.


 

Aconteceu no HC

IPq transforma suas escadarias em espaço cultural para estimular seus profissionais à prática de atividade física

Para promover a prática de atividade física no cotidiano, o Instituto de Psiquiatria (IPq) inaugurou o Espaço Escada, um ambiente para exposições artísticas, que poderão ser conferidas enquanto se estimula a caminhada e subida ou descida de lances de escada, em vez do uso de elevadores.

O Espaço Escada é uma das ações do Programa IPq em Forma, que visa o bem-estar e qualidade de vida dos profissionais. O local abrigará exposições de arte ao longo do ano e mostrará o talento dos próprios funcionários do Instituto para a fotografia, desenho, pintura e outras artes plásticas. Também apresentará exposições de arte de boa qualidade produzidas por pacientes e por outros artistas. Outro atrativo será a presença de som ambiente, com música clássica, jazz e outros ritmos que promovam sensação de bem-estar.

A primeira exposição fotográfica do Espaço Escada tem a assinatura do psiquiatra Arthur Danila, e retrata o prédio e diferentes espaços do IPq, a partir de ensaio realizado durante sua residência e preceptoria no Instituto, entre 2012 e 2017.

Segundo o idealizador desta iniciativa, o Prof. Dr. Wagner Gattaz, Presidente do Conselho Diretor do IPq, escadas são, geralmente, locais pouco atrativos, daí a ideia de torná-las não só protagonistas, mas também úteis para estimular mudanças de hábito e combate ao sedentarismo. "Nosso objetivo, dentro do Programa IPq em Forma, é fazer com que as pessoas usem as escadas, que se sintam estimuladas a praticar atividade física, inclusive no ambiente de trabalho. Além disso, que o trajeto da escadaria faça bem não só para o corpo, mas também para a alma, afinal, nós somos o Instituto de Psiquiatria", justificou Gattaz.

 

Campanha em animação explica como pessoas com
deficiência podem fazer reabilitação no IMRea

O Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMRea) lançou uma nova campanha para explicar melhor à população como é o acesso à Rede de Reabilitação Lucy Montoro e como funciona o programa de reabilitação.

São cinco animações que serão lançadas nas próximas terças-feiras no Facebook (@redelucymontoro) e no Canal do Youtube da Rede Lucy Montoro.
Dois vídeos já estão no ar:

Como ser atendido na Rede Lucy Montoro?
https://youtu.be/DaBDLnEMCaE

Como funciona a triagem na Rede Lucy Montoro?
https://youtu.be/Q84MPlA8vf0

 

Palavras do Paciente

A jovem Carolina de Marchi sofreu um acidente automobilístico e teve uma lesão medular. A sua condição de tetraplegia a levou para terapias no Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMRea), o que a fez buscar por independência em realizar tarefas simples do dia a dia, como escrever o próprio nome. Superou dificuldades e entendeu que é possível continuar, mesmo que de um modo diferente. Assista o depoimento dela no vídeo que faz parte de campanha de endomarketing da Rede Lucy Montoro, que integra todas as unidades do IMRea, aqui.

 

RH em Foco

Progressão 2018 - Área Fim/Saúde

Saiu a classificação final do processo de Progressão 2017 para os servidores da Área Fim/Saúde. Saiba o resultado, os critérios de desempate e o período de recurso aqui.

Para mais informações entre em contato com o Centro de Gestão de Pessoas (CGP) do seu Instituto.


 

Progressão – Área Meio/Administrativa

Está aberto o processo de Progressão 2018 para a Área Meio/Administrativa. O que é? Quem participa? Quais os requisitos? Confira as respostas dessas perguntas e o cronograma aqui.

 

Cesta Básica

Fique por dentro dos prazos mensais para recebimento e retirada da Cesta Básica até o final deste ano.

Em caso de intercorrência ao retirar a cesta básica, permaneça nas dependências do posto de entrega e entre em contato com a empresa Domicili pele telefone (11) 2462-2809, falar com Regina.

 

Saúde do Colaborador

Caminhos da Atividade Física

Gostaria de praticar atividade física sem sofrimento? Já tentou todo tipo de treino, mas não consegue manter uma rotina na sua prática de atividade física? Não entende como aquele seu amigo sai para correr tão feliz numa manhã de domingo?

Os benefícios da atividade física para o corpo e a saúde mental são cada vez mais conhecidos. Mesmo assim, o número de pessoas que realizam atividade física com regularidade é baixo. Algumas pessoas até iniciam a prática, mas não conseguem mantê-la por muito tempo. Caso você já tenha passado por isso e queira conhecer uma nova maneira de realizar atividade física para colher todos os benefícios, participe do grupo Caminhos da Atividade Física CeAC/IOT.

Serão abordados temas como motivação, estabelecimento de metas eficientes, autoconhecimento entre outros. O grupo inicia as atividades no dia 6 de setembro. Serão 8 encontros no total, todas as sextas-feiras, das 15hs às 17hs, no prédio do CeAC – 3º andar – sala de treinamento.